Em 2013 o mercado de software como serviço (SaaS) deve saltar ainda mais e também passar por uma série de mudanças importantes. Veja abaixo as tendências-chave desse mercado e os fornecedores que ganharão destaque com a modalidade.
Salesforce.com: a empresa deve anunciar novidades para colaboração social, Customer Relationship Management (CRM), serviço ao cliente e desenvolvimento de software aplicativo, mas também é possível que a Salesforce.com lance um aplicativo que faz com que a empresa ingresse em uma área que ela não está diretamente envolvida até agora.
O mesmo aconteceu com o Work.com, aplicação de gestão de desempenho lançado no ano passado. A Salesforce.com desenvolveu as aplicações sob a liderança de John Wookey, veterano da Oracle e SAP, e provavelmente tem algo mais na manga para 2013.
Oracle: algumas, mas não todos as oferta de SaaS da Oracle, estão disponíveis agora. Dois terços dos clientes de Fusion Applications da Oracle até agora estão escolhendo o modelo SaaS, segundo a fabricante. A Oracle não tem mostrado um grande número de casos de sucesso de clientes que apostaram nessa tendência, mas o cenário deve mudar esse ano.
SAP: a fabricante alemã de software começou a trilhar seu caminho em SaaS no ano passado, com a solução de Human Capital Management (HCM) da SuccessFactors, bem como Ariba, que oferece uma rede de fornecedores baseada em nuvem. A companhia também anunciou a suíte de ERP Business ByDesign, bem como outras aplicações baseadas em SaaS.
Microsoft: espere mais movimentos em SaaS da Microsoft em sua linha de ERP Dynamics. "A Microsoft mostra progressos, mas precisa fazer com que diferentes partes da empresa converse com outras", afirma o analista Michael Krigsman, CEO da empresa de consultoria Asuret. "Eles estão trabalhando nisso”, diz.
Workday: esse fornecedor de soluções financeiras e de HCM de SaaS recebeu grande atenção no ano passado. Analistas do mercado estão de olho na empresa, no preço de suas ações, receitas e capacidade de manter os negócios diante de concorrentes como Oracle e SAP.
Intuit: pequenas empresas usam o software QuickBooks da Intuit. Em setembro de 2012, a companhia lançou uma versão global do QuickBooks Online cobrindo mais de cem países. Ela também integrou seu software de marketing Demandforce baseado em nuvem com o QuickBooks Online e sua versão on premise. Esse deve ser o caminho da companhia em 2013.
Zuora: esse fornecedor oferece SaaS em um modelo de negócios baseado em assinatura, fornecendo faturamento, e-commerce e módulos de finanças. A empresa vem recebendo muita atenção e pode estar a caminho de um IPO. Também está sendo sondada por potenciais compradores.
Single sign-on para SaaS: fornecedores de SaaS como Okta, Ping Identity e OneLogin oferecem a possibilidade de controlo de acesso a vários serviços com apenas uma autenticação.
ERP em nuvem para indústrias: o mercado pode crescer substancialmente em 2013, devido ao aumento de fornecedores de SaaS. Esse cenário pode ser potencializado já que muitos fornecedores estão focando em setores específicos, como manufatura. É aí que empresas como NetSuite, Plex Systems e Kenandy devem chamar a atenção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário