Cloud, mobilidade, mídias sociais e o crescimento explosivo dos bancos de dados corporativos - um fenômeno apelidado de Big Data - são tendências que têm causado forte impacto no modo como as empresas utilizam tecnologias de Business Intelligence (BI), aponta a fornecedora americana de soluções para BI MicroStrategy. Em evento realizado nesta quarta-feira (14/9) em São Paulo, a empresa apresentou novas ferramentas e serviços que respondem às novas demandas dos departamentos de marketing e inteligência de mercado.
Essas tendências, contudo, não surgem dentro de todas as empresas com a mesma intensidade, nem ao mesmo tempo, esclarece o vice-presidente sênior de vendas da MicroStrategy para as Américas, Deron Muller, que participa do MicroStrategy Business IntelligenceSymposium 2011. “A tendência mais urgente tem sido a mobilidade”, diz. “Ela estende o campo de utilização de BI para qualquer lugar, a qualquer hora.” No médio prazo, o executivo aponta a adesão às ofertas de computação em nuvem. “Para as empresas, é um modo de ter a solução [de BI] mais rapidamente”, considera.
Em intensidade, contudo, a tendência de maior impacto são as mídias sociais, diz Muller. “É o maior fenômeno que ocorre hoje no mundo. Ela fornece dados demográficos valiosos, gerados em tempo real e que nunca ficam velhos.” O executivo lembra que, tradicionalmente, as empresas gastam milhões de dólares em pesquisas sobre a demografia de seus clientes e, quando as recebe, já estão velhas. Por isso, a MicroStrategy lançou uma ferramenta – o Gateway for Facebook - capaz de extrair dados de consumidores no Facebook e apresentá-los de uma forma que as empresas possam usar em suas pesquisas. “Claro que com o consentimento dos consumidores”, esclarece.
BI na nuvem
Nos departamentos de TI, a computação em nuvem pode levantar questões sobre segurança, principalmente em projetos que envolvem o envio de dados sigilosos – como os de BI – para um ambiente de cloud. Mas as vantagens da opção MicroStrategy Cloud, também lançada no evento, prevalecem, afirma o vice-presidente da MicroStrategy para a América Latina, Flavio Bolieiro.
Nos departamentos de TI, a computação em nuvem pode levantar questões sobre segurança, principalmente em projetos que envolvem o envio de dados sigilosos – como os de BI – para um ambiente de cloud. Mas as vantagens da opção MicroStrategy Cloud, também lançada no evento, prevalecem, afirma o vice-presidente da MicroStrategy para a América Latina, Flavio Bolieiro.
“A nuvem oferece velocidade [de implantação] e infraestrutura”, argumenta Bolieiro. “Talvez a empresa não tenha orçamento para montar uma estrutura de servidores, nem tempo para esperar por seis meses até que um projeto de BI esteja concluído. A solução na nuvem da MicroStrategy pode ser colocada em funcionamento em 48 horas”, diz. Além disso, há várias maneiras de implantar BI na nuvem, incluindo a possibilidade de manter os dados dentro do ambiente de TI da empresa. Caso opte pelo armazenamento na nuvem, a MicroStrategy oferece hospedagem em data centers globais.
O custo também serve de argumento a favor da BI na nuvem. “Com a cloud, uma empresa que precisa de uma solução de BI não precisará fazer um grande investimento inicial, pagando apenas uma tarifa mensal”, explica Bolieiro. Por enquanto, o MicroStrategy Cloud não tem clientes no Brasil, mas a empresa afirma que já tem investido no treinamento de profissionais de serviços e de vendas que atuam no País para atender à demanda futura
Nenhum comentário:
Postar um comentário