sábado, 17 de setembro de 2011

Você pode confiar na nuvem?


A nuvem está caindo! A nuvem está caindo! Sério, continua caindo! Se não é o Google Docs ou o Gmail, é o Microsoft Office 365, o Hotmail e o SkyDrive. Nos últimos meses, as interrupções aconteceram com frequência maior que a a desejada.
Se você faz uso pessoal de serviços como o Gmail, ou Hotmail, ou outros livres serviços gratuitos baseados em nuvem, e o seu e-mail ficar offline por uma hora ou quatro, isso provavelmente não será o fim do mundo. Mas se você for uma empresa usuária do Google Apps ou do Office365, falhas como esta são mais do que apenas um incômodo. Eles podem afetar diretamente a produtividade, e parar o seu negócio.
Provedores de serviços de cloud computing podem e devem fazer mais para eliminar falhas e impedir interrupções. Mas, o fato, é que elas acontecerão, ainda que esporadicamente. Por isso você precisa ter um plano B, e talvez um Plano C, para evitar maiores transtornos.
Se as suas comunicações empresariais contam com o Gmail, o que você faz quando ele fica offline? Se seus dados são armazenados no SkyDrive, da Microsoft, noo SharePoint, como você continuar a fazer negócios quando a nuvem da Microsoft cai? Aqui estão algumas opções a considerar:
1. Software local - Se os seus serviços de cloud estiverem offline, você pode tentar fazer as coisas da maneira mais antiga, com software local. Muitas empresas adotam serviços como Google Apps ou Office365 especificamente para evitar pagar as taxas de licença de pacotes como o Office, da Microsoft. Mas, o Office 365 oferece uma opção de pagar uma taxa mensal mais elevada e obter o software local, além de serviços baseados em nuvem.
2. Dados locais - Armazenar seus dados apenas na nuvem é uma proposta precária, com ou sem interrupções da nuvem. Mesmo que você usae uma solução baseada em nuvem para armazenamento de dados primários, você deverá manter uma cópia de backup local de seus dados para ter acesso a eles mesmo durante uma interrupção.
3. Plano de fallback - Desenvolver um plano B e garantir que os funcionários saibam o que é. Se o e-mail comercial está offline, você pode recorrer à comunicação usando endereços de e-mail pessoal, ou usar o Facebook messaging, o Skype ou os serviços de mensagens instantâneas. Há uma abundância de opções - você só precisa determinar qual usar e comunicá-la de forma proativa para que todos estejam na mesma página quando a situação ocorrer.
A resposta de fundo à questão "você pode confiar na nuvem?" é "não". Você deve esperar haja interrupções e estar preparado para elas".
Qual é o meu plano de backup quando a nuvem não está disponível?

Nenhum comentário: