Modelos de Business Intelligence (BI) focados em TI são insustentáveis, alerta relatório da Forrester Research. Cada vez mais, empresas que querem desenvolver capacidades robustas de BI terão de adotar o autosserviço para conquistar o sucesso da estratégia, recomenda a consultoria.
Dois fatores principais estão impulsionando a necessidade de um BI self service. A primeira é que os requisitos de BI mudam rapidamente. Mesmo áreas de TI, com as mais recentes ferramentas e melhores práticas, muitas vezes têm de lutar para manter-se em dia com os requisitos de negócios sobre o BI, afirma pesquisador da Forrester Boris Evelson.
Ao contrário de aplicações empresariais, como Customer Relationship Management (CRM) e Enterprise Resource Planning (ERP), BI tem uma vida útil curta e pode tornar-se obsoleto muito rapidamente, aponta.
Outra questão importante é que as abordagens convencionais de desenvolvimento de software são pouco adequadas para as necessidades do BI de hoje, assinala. "A metodologia tradicional para o ciclo de vida de desenvolvimento de software identifica requisitos do usuário, transformando-os em especificações, e depois passa essas especificações para os desenvolvedores", ensina.
"Enquanto essa abordagem é muitas vezes bem-sucedida para implementações de aplicações tradicionais da empresa, não funciona para a maioria dos requisitos de BI", completa.
Companhias podem se beneficiar ao incluir ferramentas self service para as necessidades de BI, acredita. Embora a TI precise manter o controle de aplicações de BI complexas ou críticas, a grande maioria de outras iniciativas de BI deve ser tratada diretamente pelas unidades de negócio que irão utilizar as aplicações. "A TI mantém um ambiente adequado de BI, mas 80% de todos os requisitos da ferramenta são realizadas pelos usuários de negócios", observa.
Segundo ele, a chave para o sucesso do BI self service está na escolha das ferramentas adequadas, indica Evelson. Para ser realmente útil, ela deve permitir que os usuários casuais, usuários de tecnologia e executivos experientes possam fazer consultas, relatórios e dashboards sozinhos, diz. A Forrester, afirma, no entanto, que o BI self service não significa que a TI deve ser eliminada completamente dos projetos de BI.
Dois fatores principais estão impulsionando a necessidade de um BI self service. A primeira é que os requisitos de BI mudam rapidamente. Mesmo áreas de TI, com as mais recentes ferramentas e melhores práticas, muitas vezes têm de lutar para manter-se em dia com os requisitos de negócios sobre o BI, afirma pesquisador da Forrester Boris Evelson.
Ao contrário de aplicações empresariais, como Customer Relationship Management (CRM) e Enterprise Resource Planning (ERP), BI tem uma vida útil curta e pode tornar-se obsoleto muito rapidamente, aponta.
Outra questão importante é que as abordagens convencionais de desenvolvimento de software são pouco adequadas para as necessidades do BI de hoje, assinala. "A metodologia tradicional para o ciclo de vida de desenvolvimento de software identifica requisitos do usuário, transformando-os em especificações, e depois passa essas especificações para os desenvolvedores", ensina.
"Enquanto essa abordagem é muitas vezes bem-sucedida para implementações de aplicações tradicionais da empresa, não funciona para a maioria dos requisitos de BI", completa.
Companhias podem se beneficiar ao incluir ferramentas self service para as necessidades de BI, acredita. Embora a TI precise manter o controle de aplicações de BI complexas ou críticas, a grande maioria de outras iniciativas de BI deve ser tratada diretamente pelas unidades de negócio que irão utilizar as aplicações. "A TI mantém um ambiente adequado de BI, mas 80% de todos os requisitos da ferramenta são realizadas pelos usuários de negócios", observa.
Segundo ele, a chave para o sucesso do BI self service está na escolha das ferramentas adequadas, indica Evelson. Para ser realmente útil, ela deve permitir que os usuários casuais, usuários de tecnologia e executivos experientes possam fazer consultas, relatórios e dashboards sozinhos, diz. A Forrester, afirma, no entanto, que o BI self service não significa que a TI deve ser eliminada completamente dos projetos de BI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário