Relatórios Gerenciais é uma das atividades que hoje mais geram demandas em uma operação de cobrança. Eu entendo que na verdade a demanda é por informações. E por medição. Precisamos o tempo todo entender porque a carteira não está respondendo aos estímulos. Medir o estoque em cobrança, medir a saída (pagamento/devolução) do estoque, a qualidade dos acordos feitos. Eles apontam o desempenho das operações, o que dá base para o gestor tomar as melhores decisões. Porém, a geração desses templates deve estar alinhada com os objetivos da empresa de cobrança, como também de seu contratante. E isto acaba gerando uma demanda infindável em direção ao fornecedor da solução. Algumas empresas já dispõem de uma área própria de MIS.
Nós na i-Coll e consequentemente na OMNI-COLL olhamos para este problema de diversas maneiras. Disponibilizamos em nosso Front End uma gama de relatórios, todos possíveis de serem feito download para excel. No excel o cliente pode trabalhar os dados de forma e maneira que bem lhe convier. Uma outra forma de abordar o assunto é a criação de relatórios taylorizados sob encomenda do mesmo cliente. O desenvolvimento acaba gerando custo financeiro ao solicitante.
Outro cenário de possibilidades, é a exportação diária das principais tabelas do sistema (contratos, acordos e acionamentos realizados) para um formato CSV, permitindo que usuários qualificados (Power Users) possam trabalhar essas informações.
Complementar a estes cenários disponibilizamos aos nossos clientes uma solução de Business Inteligense (BI). Esta solução, uma das bases da Plataforma OMNI-COLLECTION, contempla diversas métricas projetadas para a Indústria de Cobrança. Olha para o passado, analisa o presente e projeta o futuro. Gera Indicadores de Performance.
O importante é que a ferramenta e o cenário escolhido permita ao cliente e ao Gestor da Operação obter ou construir os relatórios que necessita. Quanto mais organizada estiver a informação, e mais rápido for a sua obtenção, melhor sera o processo de tomada de decisão.
Luciano Basile
CEO de i-Coll Soluções Telemática
Nenhum comentário:
Postar um comentário