sábado, 15 de maio de 2010

Vendas de carros despencam 35%



Maio é o primeiro mês de impacto real do fim do IPI nas concessionárias


O setor encerrou a primeira quinzena de maio com vendas cerca de 35% inferiores à primeira quinzena de abril, sentindo finalmente os efeitos do fim da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para carros.
O IPI reduzido acabou em Abril, mas como muitas concessionárias ainda tinham carros faturados com desconto em estoque, o impacto nas vendas só se fez sentir agora, em maio.


Em relação a maio de 2009


Em comparação com a primeira quinzena de maio do ano passado, as vendas foram 15% menores.
Foram 120.404 unidades vendidas nos primeiros quinze dias de maio de 2009 e a previsão é que sejam 105.000 no mesmo período de 2010. Os números oficiais da Fenabrave, a federação dos revendedores de automóveis, só saem na semana que vem.


Impactos em negócios de cobrança


Ocorrerá para aquelas com um portfólio concentrado em operações de veículos. Menos venda, menos inadimplência. Menos contratos para cobrar.  Acreditamos que a Empresa de Cobrança ideal deva ter um portfólio balanceado com diversos tipos de papéis: Crédito imobiliário, Veículos, cartões de crédito, crédito direto ao consumidor, leasing, contas de serviço (agua, luz, telefone) e cheques. 





Nenhum comentário: