quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Pesquisa faz relação entre Geração Y e o novo líder de TI

De que forma a Geração Y - pessoas nascidas entre os anos 1980 e 2000 - vai contribuir para a transformação no perfil da liderança de TI? Esta pergunta serviu como base para um estudo realizado pela IBM, em 40 países, com mais de 3,6 mil estudantes universitários.

O levantamento mostra que essa geração enxerga que a liderança depende de uma atuação baseada em ambientes colaborativos e em uma abordagem voltada à inovação. Além disso, o estudo aponta que os futuros líderes de TI serão profissionais multitarefa, com visão globalizada e focados em sustentabilidade.


Sete em cada dez pesquisados que estão em programas de graduação relacionadas à TI vêm ainda a criatividade como uma qualidade importante para o CIO. 


O levantamento evidencia que o tradicional perfil do “nerd muito inteligente e relativamente introvertido” está ficando de lado no setor. Em contrapartida, deve aumentar o número de líderes preocupados em buscar novas formas de trabalhar, colaborar e compartilhar informações por meio de redes sociais. 


Embora essas novas habilidades sejam fundamentais para o futuro, elas não substituem conhecimentos necessários atualmente, como a capacidade de gerenciar um data center ou administrar problemas técnicos.


Não é propriamente uma  surpresa o resultado demonstrado pelo estudo da IBM, mas o verdadeiro diferencial do líder do futuro será saber usar a atuação nas redes sociais como uma real vantagem para os negócios. “É importante que haja uma reinvenção na maneira como as companhias e os grupos de trabalho atuam para que essa as vantagens prometidas pelas redes sociais sejam reais, como aumento de produtividade e multiplicação do conhecimento”.


É importante lembrar também que as ferramentas de redes sociais de hoje não possuem um foco adequado para o ambiente de negócios, o que representa um desafio para extrair suas vantagens. Mesmo assim, os líderes atuais que não reconhecerem a afinidade dos profissionais de amanhã com essas ferramentas ficarão comprometidos no mercado.

Nenhum comentário: