sexta-feira, 11 de março de 2011

O Google te ensina a cozinhar, economizar e até a casar



O Pinky e o Cérebro. A chamada geração Y – e a Z também – sabe quem eles são: os dois camundongos protagonistas da célebre série norte-americana de desenho animado que se esmeram para colocar em prática seus planos megalomaníacos de controle total do planeta Terra.”Cérebro, o que faremos amanhã à noite?”, pergunta o intrépido Pinky ao fim de cada episódio, no que ouve sempre a mesma resposta de Cérebro: “A mesma coisa que fazemos todas as noites, Pinky… Tentar dominar o mundo!”.
As gerações Y e Z sabem também quem são Larry Page e Sergey Brin, os dois fundadores do todo-poderoso Google. Sabem também que os planos da dupla mais bem sucedida do Vale do Silício são um pouco mais modestos do que os objetivos dos não tão bem-sucedidos camundongos animados. O Google, como se sabe, não se faz de rogada ao ostentar sua meta suprema (além dos lucros estratosféricos, é claro): organizar toda a informação do planeta e fazer com que essa informação seja acessível e útil para seus usuários.

Ensinando a mexer no computador

E, a julgar pela enxurrada de novos produtos que vêm sendo lançados nos últimos tempos pela gigante da internet para ensinar, ajudar e orientar os internautas a fazer de tudo, a ideia fundamental do empreendimento não se perdeu pelo caminho.
Só nos últimos meses a Google lançou sites de nicho sobre, por exemplo, como encontrar receitas na internet. No Google Recipes (http://www.google.com/landing/recipes/ ), o usuário pode procurar por um prato ou ingrediente específicos e depois filtrar os resultados por tempo de preparo da receita e até pela quantidade de calorias. O site conta com um vídeo de apresentação protagonizado pelo chef de cozinha do Google, Scott Giambastiani.
Uma das ferramentas mais, digamos, específicas, lançadas pelo Google em sua epopeia para organizar toda a informação do mundo de forma útil para seus usuários é o Google Teach Parents (http://www.teachparentstech.org/), que consiste basicamente em um repositório de guias mastigados para adultos que (ainda) têm dificuldades com as funcionalidades básicas da computação pessoal.

Avião-festa do Google

“TeachParentsTech.org permite escolher entre mais de 50 tutoriais e enviá-los para sua mãe, seu pai, ou antigo colega de faculdade, seu vizinho ou alguém que pode ter alguma dificuldade com as tarefas do dia-a-dia, como copiar e colar ou compartilhar um arquivo pesado”, explica a própria Google. O que poderia ser mais organizado e útil do que isso?
Talvez a calculadora online(http://www.google.com/hauntedhouse08/index.html) que a empresa criou para ajudar os usuários a economizar energia, mostrando em tempo real quantos dólares é possível economizar por ano desligando o PlayStation 3 quando o videogame não estiver sendo utilizado ou programando o computador para hibernar.
E, se for se casar, não deixe de dar uma olhada antes no Google Weddings (http://www.google.com/weddings/), site que reúne informações sobre “como as ferramentas da Google podem ajudar você a economizar tempo, ficar organizado e se divertir enquanto planeja o seu grande dia”, com direito a dicas de Michelle Rago, uma famosa especialista em planejamento de casamentos.
Já uma festa de casamento no famoso avião-festa da Google, isso até hoje foi privilégio apenas de Elon Musk, amigo de Page e Brin que ganhou o mimo de presente pelas suas bodas.

Nenhum comentário: