quinta-feira, 7 de abril de 2011

Manifesto i-Coll



Seja qual for o setor da economia nacional em que atua, a organização precisa de dois ingredientes importantes na receita do sucesso: foco e tecnologia. Só que para manter o primeiro, terá cada vez mais, de abrir mão da administração do segundo. Em uma Empresa de Cobrança, por exemplo, formar um time de TI com todos os perfis necessários, capacitá-lo e gerenciá-lo pode tirá-la do foco levando conseqüentemente a perda de negócios.


A i-Coll é fábrica quando produz (fabrica) artefatos para o mercado de crédito e cobrança.
É uma middleware quando integra as suas soluções produtos fabricados por terceiros. 
Não é de outra forma que nossa solução integra a maior parte dos discadores preditivos em oferta no mercado brasileira, os serviços de mensagem de voz e o envio de SMS. O envio de informações para os cartórios de notificação, as principais "print houses" do mercado para emissão de cartas e boletos de forma massificada, os collection scores e o envio de FAX e e-Mail. Tudo administrado de um único Front End. Além do sistema de gestão de cobrança, oferecemos também uma solução de BI para cobrança e um sistema de "Cobrança Virtual" voltado especialmente para os credores.  
Não se trata apenas de livrar dos ombros dos clientes a responsabilidade de determinadas operações. Mas de agregar valor: porque as atividades são realizadas com muito mais qualidade e eficiência e com menor custo operacional.
“Por estarmos no front há muito tempo, conhecemos muito bem o negócio do cliente (Crédito e Cobrança). Somos sim um poderoso gerador de valor.
A tecnologia é um grande diferencial, contudo, “não existe esse diferencial sem a atuação dos nossos parceiros e o nosso conhecimento do negócio".
“São nossos consultores que levam o conhecimento ao negócio do cliente junto com a nossa tecnologia,  e a tecnologia de nossos parceiros. 
Entendemos que o sucesso de uma implantação tem inicio em um perfeito levantamento das necessidades do cliente, trabalho realizado por nossos consultores que buscam sempre um equilíbrio entre as necessidades do cliente, a solução oferecida e o budget disponível. 
A i-Coll trabalha com consultores internos e consultores externos amplamente capacitados a entender e resolver os problemas típicos de uma operação de cobrança.
Como consultoria atuamos em completa sintonia na cadeia de negócios, desde a consultoria inicial, para identificar a necessidade do cliente, à indicação e implementação da solução.
Diferente de outros fornecedores, também está posicionado como uma empresa de serviços, fazendo o suporte e a manutenção diária de nossos clientes.  Como não há braços para fazer tudo em breve o suporte e atendimento será uma atividade realizada por parceiros devidamente treinados e capacitados. 
O importante é identificar o potencial dessas empresas. “Como complementam meu portfólio? Como podem fortalecer minhas vendas? Como podemos alinhar nossas estratégias?” “O que as middleware têm a oferecer é algo que não cabe dentro da estrutura organizacional da companhia usuária, pois requer muito investimento em tecnologia e em pessoas. 
“Custo é um bom motivo para a terceirização, mas não é o único, e nem deveria ser o primeiro”. 
Economia em escala é outro benefício atraente apontado. Estamos testando uma oferta de serviços (LiveColl) na nuvem que funciona 24 x 7, com contingência, e infra-estrutura adequadas, além de pessoal experiente e capacitadas. Oficialmente lançamos o serviço em 2008/2009, mas a crise econômica nos fez ser um pouco mais conservadores e recuamos em nossa oferta. Acreditamos que o momento é agora. Esta pronta está testada. Precisa apenas ganhar escala.  
Construir esse ambiente e mantê-lo atualizado é muito dispendioso. “Mas se o compartilhamos com outros clientes, ele se torna plenamente viável no orçamento.” A corrida por cloud e mobilidade mexeu com os negócios.
Muitas vezes não se trata somente de uma questão de custos. Gestão de processos, por exemplo, é tarefa considerada crítica, o mesmo que mexer em vespeiro. No entanto, ela pode ser inteiramente simplificada pela middleware, especializada no assunto.
“Somos, acima de tudo, facilitadores”.  “Tornamos-nos mestres em tirar gestores de situações desconfortantes, atuamos além da tecnologia, facilitando as tomadas de decisão.
Nossos projetos são apoiados em três pontos: planejamento estratégico, revisão dos processos de negócios e um modelo de implantação planejado. “O ganho maior é que quando os processos são ágeis, é possível aproveitar o tempo de maneira mais estratégica e menos operacional.”
Inovação em pauta
Um ingrediente importante para fortalecer a atuação nesse mercado é a inovação. O perfil da i-Coll é marcado pela ousadia.  Não por acaso, fomos à primeira empresa no mundo a fornecer uma solução de cobrança 100% web, em cloud computing quando ainda não existia esse nome, e que hoje ainda é um conceito emergente.
“Computação em nuvem e mobilidade afetaram fortemente nosso posicionamento”. “É uma arquitetura que nos possibilita oferecer ao cliente total flexibilidade, especialmente para os que possuem negócios com características sazonais, temperados pelos picos de atuação em certas épocas do ano”. Algo que afeta de maneira especial as empresas menores do setor. 
Hoje não precisamos mais desenhar o futuro e sim uma arquitetura maleável, capaz de atender às necessidades lá na frente. 
Todos esses resultados proporcionados têm permitido que, no cenário global altamente competitivo, empresas atuantes nos mais variados setores da economia nacional foquem em seus core business e se mantenham em posição confortável no ranking de atuação.
Nessa arena, é difícil para o gestor estar atento a toda movimentação estratégica e tecnológica do seu segmento. Muitas vezes, ele se distanciou das melhores práticas e vivencia uma tática desgastada. Muitas vezes, nem mesmo teve tempo de saber que uma solução inovadora pode mudar o rumo dos seus negócios. A middleware pode cuidar disso.
“Oferecer visão inovadora e ações adequadas para a atualização necessária”, é o nosso negócio garante Luciano Basile, Arquiteto de Soluções e Consultor Sênior da i-Coll.

Nenhum comentário: