quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Modelo de cloud computing começa a ser questionado




Os recentes relatórios de institutos de pesquisas apontam que computing está perdendo sentido por causa da falta de definição do conceito. O Gartner afirma que quase todos os fornecedores informam ter estratégia de computação em nuvem, mas poucos têm mostrado como essas estratégias são baseadas na nuvem.
A redefinição do conceito de nuvem por parte dos vendedores em todas as áreas tecnológicas está levando rapidamente toda indústria ao vale da desilusão.
Todos estão promovendo seu produto como algo baseado na nuvem quando, na verdade, têm muito pouco, ou nada, que se pareça com computing. O conceito de nuvem privada agrava o problema, facilitando qualquer premissa como tecnologia para a nuvem. Isso é não é novidade mas, ultimamente, está ficando muito pior.
O problema é que tudo é vendido como algo baseado em nuvem. Não importa se os fornecedores realmente mudaram a tecnologia para suportar os conceitos do termo, então computing é algo abrangente. Portanto, o modelo não é mais algo emergente, mas algo relacionado a tudo aquilo que é computação.
Claramente, o termo " computing" perdeu a maioria de seus significados e atributos essenciais. Isso não ocorreu porque alguém redefiniu o que ela é, mas porque bilhões de dólares de marketing simplesmente calaram todo os líderes deste espaço que denominam de BS tudo aquilo que redefiniu o conceito de nuvem.
O mercado está perdendo a guerra, na definição dos atributos fundamentais da computação em nuvem para que as empresas de TI e pudessem fazer bom uso dela. Agora está nas mãos das organizações e das agências de publicidade, o que, tenho certeza, vai levar o conceito para um passeio selvagem nos próximos anos.

Nenhum comentário: