terça-feira, 10 de julho de 2012

Empresas devem criar valor na estratégia de redes sociais, ensina MicroStrategy


Companhias precisam esquecer a ideia de que estar presente nas redes sociais é um “mal necessário” e usar o canal para criar valor para os negócios, recomenda Flavio Bolieiro, vice-presidente para América Latina da MicroStrategy, fornecedora de software de Business Intelligence (BI).


“A maioria das empresas usa as mídias sociais para mapear a imagem da marca, mas não para extrair informações valiosas. Quando elas entenderem o poder dessa ferramenta sairão à frente da concorrência e se destacarão no mercado”, opina o executivo.

Bolieiro afirma que o Facebook, por exemplo, com milhões de usuários, é fonte de valiosa de dados para as organizações. “Os usuários atualizam constantemente seus perfis, algo que não é possível fazer a todo o momento nas listas de bancos de dados que empresas compram”, assinala. O Marketing pode pinçar informações para melhor segmentar campanhas e ser mais assertivo.

Segundo ele, a MicroStrategy tem prestado cada vez mais atenção nas tecnologias de mídias sociais e desenhado estratégias para ajudar organizações a ingressar nesse universo e ampliar os negócios da fornecedora por meio de ferramentas, como o Facebook. “Acreditamos que redes sociais vão nos ajudar a saltar em faturamento e presença de mercado. Apostamos em duas linhas de expansão: social e mobilidade”, diz.

Ele aponta que a MicroStrategy desenvolveu aplicativos que possibilitam realizar campanhas, vendas e obter retorno sobre o investimento (ROI) do marketing no Facebook. “Batizados de Emma, Alert e Usher, os aplicativos são gratuitos e possibilitam às empresas mais do que simplesmente obter dados demográficos, como faixa etária, classe social, sexo, estado civil e localização. Elas podem extrair preferências culturais, gostos sobre produtos e atividades que realizam”, detalha. Para que as organizações possam ter acesso a esses dados, o usuário da rede social tem de clicar no botão “Curtir”, explica.

Está saindo do forno também, prossegue, a solução MicroStrategy Wisdom, atualmente em fase beta, que vai ampliar a presença da companhia nesse segmento. “A tecnologia está sendo usada por algumas empresas nos Estados Unidos que querem conhecer os usuários e seus amigos que seguem suas marcas no Facebook”, explica.

Trata-se de uma solução baseada na nuvem que permite saber quem são os “fãs” da companhia, o que eles gostam, quais grupos pertencem etc. “É possível cruzar essas informações com o banco de dados de clientes e desenvolver campanhas em linha com o perfil de um grupo de pessoas”, diz.

O serviço fica hospedado em um dos três data centers da MicroStrategy, dois nos Estados Unidos e um na Europa. Mas a companhia tem planos de, dependendo da demanda, construir um data center no Brasil ou na Argentina para atender à América Latina. “Estamos estudando essa possibilidade”, finaliza.

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