terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Dell procura alternativas para voltar a ser empresa privada

A queda contínua nas vendas mundiais de PCs, que tende a se agravar em 2013, está castigando as empresas desse mercado, especialmente aquelas que têm suas ações negociadas em bolsa. Segundo notícia divulgada hoje pela rede Bloomberg, a Dell, terceira maior fabricante mundial de computadores pessoais, estuda uma forma de sair do mercado aberto e voltar a ser empresa de capital fechado.
A notícia cita fontes confidenciais ligadas à companhia mas não foi confirmada pela Dell. Segundo a Bloomberg, a Dell teria consultado duas empresas de private-equity buscando alternativas para recomprar suas ações e voltar a ser empresa privada, evitando assim ser fustigada pelos investidores de Wall Street.
Nos últimos 12 meses, a Dell perdeu 1/3 de seu valor de mercado por conta da queda do valor de suas ações na bolsa. As discussões, segundo a Bloomberg, ainda são preliminares e podem não ir adiante porque as empresas consultadas poderiam não conseguir financiar o dinheiro necessário para recomprar as ações da Dell ou não chegar a uma solução sobre sua saída da companhia no futuro, dizem as fontes da rede de notícias. O valor de mercado atual da Dell é de 18,9 bilhões de dólares.
O CEO da Dell, Michael Dell, detém 15,7% da empresa, o que facilitaria para as empresas interessadas reunirem o dinheiro necessário para recomprar o restante das ações da companhia. Michael Dell fundou a empresa em 1984, com 19 anos e 1 mil dólares de investimento, enquanto estudava na Universidade do Texas. Depois da notícia da Bloomberg, as ações da Dell subiram 12%.

Nenhum comentário: