Os negócios de data center no Brasil continuam aquecidos e os investimentos nessa área tendem a se multiplicar. Até 2016, os gastos com projetos nesse setor no País vão crescer 40%, segundo projeções do Gartner.
Estudos da consultoria com mais de 100 executivos de TI de organizações brasileiras constatou que 26% pretendem expandir seus data centers nos próximos dois anos. A pesquisa englobou provedores de serviços que terceirizam infraestrutura de tecnologia e organizações que contam com sites dentro de casa.
O relatório foi apresentado durante a Conferência Gartner Infraestrutura de TI, Operações e Data Center 2013, que abriu nesta terça-feira (09/04), em São Paulo, e se estende até amanhã (10/04).
De acordo com Henrique Cecci, diretor de pesquisas do Gartner e chairman do evento, o mercado de data center no Brasil está expandindo e atraindo novos players. As novas tecnologias e principalmente cloud computing estão estimulando as companhias a investirem mais esse tipo de serviço.
Entretanto, Cecci observa os maiores investimentos em data center no Brasil estão sendo realizados pelas empresas de governo em todas esferas e setor financeiro.
Uma das revelações do estudo é 24% dos novos projetos de data center no Brasil são modernização de infraestrutura já existente.
Uma das revelações do estudo é 24% dos novos projetos de data center no Brasil são modernização de infraestrutura já existente.
“As empresas aqui preferem fazer up grade do que construir um novo data center”, conta Cecci, que compara que essa realidade é um pouco diferente da dos Estados Unidos. Lá apenas 9% investem em atualização, enquanto que 29% preferem erguer projetos do zero, aproveitando as mais modernas tecnologias.
O analista Cecci avalia que essas diferenças estão relacionadas com o custo de construção por metro quadrado de novos data os data centers no Brasil, que ainda são elevados comparados com os dos EUA.
Tecnologias preferidas
Quando perguntados sobre os planos para o novo ambiente de TI nos data center nos próximos 2 anos, 65% apontaram a plataforma de servidores blades x86 com Windows e Linux. Nos mercado norte-americano, a preferência por essa tecnologia foi apontada por 50% dos CIOs entrevistados.
Já a plataforma Unix da Oracle foi mencionada por 11% dos executivos brasileiros; a da IBM por 7% e da HP por 5%. Outros 4% pretendem investir em mainframe para equipar seus data centers.
Entre os CIOs entrevistados, 18% têm planos para consolidação de seu data center. Outros 26% mencionaram projetos para concentração de servidores e 35% pretendem consolidar as aplicações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário