terça-feira, 30 de abril de 2013

Primeiro site do mundo faz 20 anos



Reprodução do primeiro browser da história, o NeXT
Foto: Divulgação Cern
Reprodução do primeiro browser da história, o NeXTDIVULGAÇÃO CERN

GÊNOVA — Há exatamente 20 anos, a primeiro website da história entrava no ar. Em 30 de abril de 1993, o Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (Cern) publicou a página “The World Wide Project”, com informações sobre o projeto criado no centro de pesquisas anos antes, que se tornava público naquele momento. 

Para comemorar a data histórica, o Cern recuperou, nesta terça-feira, o endereço original do primeiro site da história: http://info.cern.ch/hypertext/WWW/TheProject.html.

A web começou a tomar forma em 1989, quando um time de cientistas liderado pelo físico Tim Berners-Lee propôs um sistema de compartilhamento de informações, concebido originalmente para melhorar a comunicação entre laboratórios universitários. Com a publicação da página em 1993, o projeto se tornava público e livre de royalties. Pela página rudimentar, desenvolvedores podiam ter acesso gratuito aos protocolos necessários e a informações sobre como configurar um servidor. O computador de Berners-Lee, onde os arquivos estão armazenados, ainda está preservado no Cern.

Quando foi criado, o projeto era conhecido como “Mesh”. A ideia de chamar o sistema “World Wide Web” só surgiu em 1990, quando o físico estava escrevendo o código da web. Um nome grandioso, sinal da dimensão que o sistema teria, como reflete o atual diretor-geral do Cern, Rolf Heuer.
— Da pesquisa a negócios e educação, a web tem transformado a forma como nos comunicamos, trabalhamos, inovamos e vivemos. A web é um exemplo poderoso de como a pesquisa básica beneficia a humanidade — disse o diretor, em comunicado publicado nesta terça-feira.
A recuperação da primeira URL faz parte de um projeto maior do centro de pesquisas, dedicado a preservar a memória da internet.

Nenhum comentário: