Na China, a busca pela inovação segue um caminho peculiar. No Ocidente, a concepção e o lançamento de um produto são muitas vezes precedidos de uma exaustiva análise de mercado.
Na China, é comum as empresas lançarem produtos inacabados - quem vai apontar os pontos fracos e ajudar a aprimorá-los são os consumidores. É uma situação impensável na maioria dos países ocidentais, onde consumidores conscientes de seus direitos certamente recorrerão à Justiça para reaver o dinheiro gasto na compra de produtos de má qualidade. Essa prática chinesa de lançar produtos e aperfeiçoa-os com base no feedback dos consumidores ganhou dos executivos ocidentais o nome de "inovação pela comercialização".
Mas pensando bem, nada muito diferente do que a Microsoft faz, usando os consumidores para testar seus produtos, e depois lançar correções e novas versões.
Na China, é comum as empresas lançarem produtos inacabados - quem vai apontar os pontos fracos e ajudar a aprimorá-los são os consumidores. É uma situação impensável na maioria dos países ocidentais, onde consumidores conscientes de seus direitos certamente recorrerão à Justiça para reaver o dinheiro gasto na compra de produtos de má qualidade. Essa prática chinesa de lançar produtos e aperfeiçoa-os com base no feedback dos consumidores ganhou dos executivos ocidentais o nome de "inovação pela comercialização".
Mas pensando bem, nada muito diferente do que a Microsoft faz, usando os consumidores para testar seus produtos, e depois lançar correções e novas versões.
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