sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

A crise econômica e o setor de call center e cobrança

Segundo o Sintelmark (sindicato que representa as empresas do Estado de São Paulo) o setor de call center fechou 17.000 postos de trabalho no ano passado. 
Uma das razões foi a internalização das atividades de SAC. Acreditamos que as queixas crescentes dos consumidores tenham levado as Empresas a este procedimento. É uma questão de preservação da marca. Mas o setor queimou 3% dos postos de trabalho em relação a 2013.  Atribuir este encolhimento a Lei do SAC é não querer enxergar a má qualidade dos serviços prestados pelas empresas do setor;
Companhias-paulistas-de-call-centers-demitem-17-mil-funcionarios-em-2014-televendas-cobranca-interna-1
O número de pontos de atendimentos também caiu 4% no período, de acordo com projeção do setor.
Em 2013, eram 288 mil unidades em funcionamento.
A crise econômica pode sim afetar ainda mais o setor....menos venda, menos necessidade de atendimento....menos cobrança.... mas não é o único elemento desta equação. Nem talvez o mais determinante.
Mas outro fator deve ser levado em consideração: a migração dos call center para outras regiões do país, com logística melhor para deslocamento. A região nordeste do país, Minas, Bahia e Paraná vem se d=tronando destinos atraentes para essas operações...

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