No Brasil ainda estamos discutindo se as empresas devem ou não migrar para a nuvem. Discussão estéril.... quem não tiver um projeto de CLOUD neste momento, possivelmente está se credenciando para ficar fora do jogo.
Sou um Evangelizador neste sentido. Só escrevemos para a nuvem desde o ano 2000. Em 2001, colocamos a nossa primeira operação de cobrança, rodando 100% na nuvem. De lá para cá os preços com equipamentos vem caindo e os com mão de obra subindo. Poucas empresas, que eu conheça, tem uma equipe multidisciplinar de qualidade para desenvolver, implantar e gerenciar operações na nuvem. Não tem para gerenciar operações "On Premise"!!!. Pessoas treinadas, habilitadas e certificadas custam caro. E neste cenário, associado com a crise que o país está passando, onde os mais otimistas estimam dois, três anos e os mais relaistas falam em uma década perdida, vejo muitas empresas perdidas em dilemas tecnológicos....por desconhecimento.
Encontrei um interessante artigo no Linkedin, onde o colega resolve calcular os custos de uma operação Cloud x On Premise.... É um exercício bastante interessante, vale a pena ler AQUI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário