(O IMPACTO POSITIVO (OU NEGATIVO) QUE A LEI ORIUNDA DO P.L. 4.330/2004 (QUE REGULA O INSTITUTO JURÍDICO DA TERCEIRIZAÇÃO) TERÁ SOBRE AS ATIVIDADES EMPRESARIAIS DOS CONTACT CENTERS: TELEMARKETING, RECUPERAÇÃO DE ATIVOS FINANCEIROS E SAC).
Os
Novos Paradigmas
O Direito no Brasil está se transformando. Até bem
pouco tempo seus profissionais eram conhecidos, apenas, como “doutores da lei”,
hoje, porém, a sociedade mudou, passou a exigir deles não apenas o domínio dos
diplomas legais, mas, também, a capacidade de debater uma pauta política,
propondo soluções para o aperfeiçoamento das instituições e da ordem jurídica
de um modo geral.
Com este mesmo espírito é que, neste breve ensaio,
analisaremos o Projeto cuja futura lei regulará a TERCEIRIZAÇÃO, instituto
jurídico que viceja em um universo bem maior: o do trabalho em rede de
cooperação empresarial, onde cada empresa, como uma célula, realiza, por força
da TERCEIRIZAÇÃO, em razão de sua especialização, seu trabalho insubstituível e
indispensável a um determinado projeto, capitaneado pela tomadora dos serviços
terceirizados, a qual se encarregará de juntar todas as peças do quebra
cabeças, fabricadas pelas diversas empresas terceirizadas, dando forma
definitiva ao projeto por ela estrategicamente idealizado, o qual será
entregue, aos consumidores, atendendo aos imperativos do mercado.
Como exemplo bastante expressivo desta cooperação
em rede podemos citar a empresa líder do mercado de smartphones, a qual hoje
realiza apenas as etapas de design e desenvolvimento do produto. Quanto à
fabricação dos insumos, como: as telas; câmeras; os chassis; dispositivos de
memória; a tecnologia de fingerprint; a tecnologia e os sensores touch, bem
como o painel de exibição são todos terceirizados. Além disso, as diversas
etapas de montagem, manufatura e distribuição dos aparelhos são igualmente
terceirizadas.
Já as empresas líderes no mercado de aeronaves
realizam diretamente sua montagem. No entanto, contam com um total de 5.400
(cinco mil e quatrocentos) fornecedores, ao redor do mundo, os quais lhes
fornecem produtos, tais como: a asa, ponta e suporte da asa, motores, rodas de
pouso, estabilizador horizontal, porta de entrada dos passageiros, fuselagem
central e dianteira.
As grandes empresas fabricantes de automóveis
também não ficam atrás. Elas hoje se limitam quase e tão somente a cuidar das
etapas de montagem do produto. Não é sem razão, pois, que são conhecidas apenas
como montadoras. Tanto assim que há, mundo afora, um mercado diferenciado dos
melhores fornecedores de cada etapa do projeto, como: estrutura elétrica e
eletrônica; volante; sistemas de áudio e transmissão; motor; controle de clima,
etc, etc, etc.
Quanto às empresas de Contact Centers que se
dedicam, por exemplo, à recuperação de ativos financeiros de suas contratantes
ou tomadoras dos serviços terceirizados, podem focar seus esforços,
inteiramente no seu core business, não dispersando assim sua energia na
atividade de cobrança, geralmente tão diversa da atividade-fim de seu negócio.
A firma terceirizada especializada possui mais
experiência na escolha do perfil adequado dos profissionais que realizarão o
serviço, maximizando, desta maneira, o resultado, e minimizando os problemas de
reclamação dos clientes.
Possuindo um grande volume de carteira de cobrança,
a firma terceirizada pode, utilizando-se de seu maior poder de barganha,
negociar melhores valores com seus fornecedores, como, por exemplo, empresas de
telefonia fixa e móvel, VOIP, agências de correio, gráfica etc. Como o
contratante normalmente não consegue tais negociações, os custos de fazer a
cobrança de seus clientes, por si próprio, acabam sendo maiores do que a
participação que seria normalmente repassada ao terceirizado.
A firma terceirizada, utiliza-se de tecnologia e
know how específicos, como gravação de todas as negociações: relatórios de
acompanhamento e produtividade dos operadores pelo sistema específico; scripts
de negociação cuidadosamente elaborados; URA ativa (dialer automático); envio
de SMS; monitoramento das ligações; possibilidade de emissão de boletos
diretamente pela Internet, enfim, comodidades que permitem maior conforto ao
cliente, ora inadimplente e maior segurança ao contratante, principalmente nos
dias de hoje, quando os consumidores insatisfeitos socorrem-se imediatamente do
poder judiciário.
TODA
NOVIDADE ENCONTRA RESISTÊNCIA
É sempre imprescindível estarmos preparados para
enfrentar os medos que toda novidade traz consigo. Será necessária, pois uma
boa dose de ousadia, a poder de atitudes coerentes e programadas, à medida que
métodos e procedimentos sejam substituídos por outros, ditados pela razão e
pelo conhecimento.
Infelizmente, porém, o desafio de influenciar
hábitos e comportamentos vai além da mera transmissão de dados e apelos à
racionalidade; mesmo assim é bom, que não desanimemos; pois um dia chegaremos
lá.
REGULAR
A TERCEIRIZAÇÃO É INDISPENSÁVEL E BOM PARA O BRASIL
A terceirização é estratégica para o nosso país.
Com ela permite- se a obtenção de ganhos de produtividade, especialização e
eficiência por meio da divisão de tarefas e produção através de empresas
especializadas, seja quanto às atividades empresariais meio, ou mesmo
atividades-fim, proibidas, hoje estas últimas, porém, por mera decisão
pretoriana. (SUMULA 331 do Tribunal Superior do Trabalho), a qual, afinal,
deverá ser ultrapassada.
Sem problemas, pois o dilema da diferenciação entre
atividade- meio e atividade-fim, no mundo moderno deixou de existir e o projeto
de lei n° 4.330, de 2004, em tramitação no Congresso Nacional, disto
conscientizou-se, permitindo a terceirização de uma e outra, à exceção das de
cunho estratégico, subentendidas a juízo e critério da empresa contratante
tomadora dos serviços.
As empresas, em verdade, há muito defendem o fim
desta dicotomia. O que elas almejam, afinal, é a segurança na escolha do que
irão terceirizar; desejando tudo fazê-lo e o projeto de lei em tramitação no
Congresso, assim o permite; exceção feita às atividades estratégicas, as quais
as empresas sempre manterão para si, por motivos óbvios, como, aliás, sempre o
fizeram. O que as preocupa mesmo é a insegurança jurídica a que estão hoje
sujeitas e, em especial, a possibilidade de encararem enormes passivos
trabalhistas. Isto realmente as apavora; com toda razão, e só quem vivenciou
esta situação consegue bem avaliar suas reais consequências.
Ademais, a prática produtiva empresarial moderna
sempre buscará a descentralização e a agilidade nos negócios, por serem de sua
própria essência, mas não a qualquer preço.
O
PANORAMA JURÍDICO VIGENTE
Embora seja um fato consumado, sempre existirão
dúvidas a respeito da juridicidade e mesmo da licitude de proibir-se a
contratação desta ou daquela atividade por meio de súmulas, ainda que de
Tribunais Superiores e não por intermédio de uma lei, como manda a Constituição
Federal, que, a propósito, assegura a liberdade de contratação desta ou daquela
atividade, nos termos da legislação vigente, com as exceções contempladas
legalmente, as quais regulam específica e diretamente certas e determinadas
profissões.
Enfim, o que sempre se questionou foi a validade da
Súmula 331 do TST, que proíbe a contratação de terceiros para o exercício de
atividade-fim, permitindo-o, tão somente, com respeito às atividades-meio.
A
TERCEIRIZAÇÃO E O PROJETO DE LEI N° 4.330/2004
Destaque-se que o objetivo primacial do P.L. 4.330,
foi o de regular uma situação que vivia à mingua de uma proteção legal.
Efetivamente, convenhamos que viver sob a égide de
uma Súmula interpretativa do TST – ainda que sendo utilizada – mal ou bem – a
contento, não é a melhor solução do ponto de vista da segurança jurídica.
O que garantiria que o Plenário do próprio TST não
viesse a rever, em um futuro próximo, essa interpretação, prejudicando tanto as
empresas tomadoras de serviços, como as terceirizadas e seus respectivos
funcionários?
O Supremo Tribunal Federal estuda, no momento,
pronunciar-se a respeito da Súmula do TST, como prova de que tudo pode mudar de
uma hora para outra.
Afinal de contas, segundo o princípio da
legalidade, todo indivíduo é livre para fazer tudo o que a lei não proíba.
Contrariamente, ao Poder Público, só lhe é permitido fazer o que a lei
determina.
ORIGEM
DO CONCEITO DE TERCEIRIZAÇÃO
Não é sem razão, pois que a tarefa de administrar –
sempre repleta de conteúdo humano e social – exige que se flexibilizem
conceitos, procedimentos e comportamentos.
No âmbito das relações empresariais o costume de
contratar serviços de terceiros é antigo. Nova é só a palavra terceirização,
assim como a vontade e a intensidade com que o fenômeno vem se ampliando.
Aliás, o contrato de trabalho ou de emprego (elo
fundamental do Direito Trabalhista), nasceu do antigo Contrato de Prestação de
Serviços, previsto no Código Civil; recorda o Dr. Armando José Farah, ao
prefaciar a obra de Jeronimo Souto Leiria, intitulada TERCEIRIZAÇÃO (Ed. Ortiz
– 2ª Ed. 1952).
É que o fenômeno das transformações perenes das
relações sociais e jurídicas não acontecem em ritmo vertiginoso, como ocorre na
tecnologia, mas de modo gradual, embora incessante.
O
PROJETO DE LEI 4.330/2004 E SEUS REFLEXOS
Dormitando na Câmara dos Deputados por onze anos, o
projeto de lei n° 4.330/2004, que legalizará a TERCEIRIZAÇÃO no Brasil, foi, afinal, desarquivado, em 2015.
O projeto em causa caracteriza-se por três grandes
objetivos: (1) Segurança Jurídica (a relação obrigacional é hoje de mera
construção pretoriana – Súmula n° 331, do Tribunal Superior do Trabalho); (2)
Proteção ao Trabalhador; trazendo a tomadora dos serviços à cena das
responsabilidades trabalhistas, ainda que subsidiariamente, porém de modo
solidário; (3) Modernização das Relações de Trabalho, objetivando alcançar
maior produtividade, eficiência e especialização.
Paralelamente a estes objetivos meritórios, o
projeto em tela possui diversos pontos positivos, a saber: (1) assegurar a
terceirização plena; outrora só deferida para as atividades-meio; (2)
proporcionar dupla garantia ao trabalhador, equiparando-os aos empregados da
tomadora; (3) solidariedade (se encarada como ilícita a terceirização,
substituiria a solidariedade, hoje inexistente; (4) ampliação dos direitos
trabalhistas; (5) zelo pelas condições de segurança, higiene e saúde.
Nada obstante, o projeto apresentaria alguns pontos
negativos os quais preferimos chamar de restritivos, ou de meramente
condicionantes; por exemplo: (1) o Projeto não alcança a administração direta.
Afastado o fantasma da corrupção, a terceirização apresentar-se-ia como uma
alternativa promissora de recuperação da eficácia organizacional do Estado.
Todavia, não vingou; (2) impossibilidade de o empregado da terceirizada ser
utilizado em atividades diversas, para as quais tenha a firma terceirizada sido
contratada.
Já os aspectos negativos a seguir são mais da
terceirização em si mesma do que do projeto de lei: (1) aumento da dependência
de terceiros; (2) má administração do processo; (3) má escolha dos parceiros;
(4) relação com sindicatos diversos; (5) custo das demissões; (6) falta de
parâmetros de preços nas contratações iniciais; (7) mudança na estrutura do
poder; (8) aumento do risco a ser administrado.
Voltando ao projeto propriamente dito, haverá um
aumento razoável da estrutura administrativa da empresa tomadora dos serviços
da terceirizada, pois terá que montar um departamento especializado para
controle de todas suas obrigações e encargos fiscais, aos quais estará sujeita
subsidiariamente, se aprovado o projeto.
Se a empregadora terceirizada não quitar, pois seus
débitos para com seus empregados – desde que a firma tomadora contratante tenha
participado da demanda – ela arcará com tais valores, cabendo-lhe, tão somente,
o direito de regresso.
OS
DETRATORES DO PROJETO
Com todas estas medidas acima elencadas,
objetivando no fundo a garantia dos trabalhadores, ainda há o exemplo de
profissionais do direito, como o Presidente da Associação Nacional dos
Magistrados da Justiça do Trabalho (ANAMATRA), quem classificou o atual projeto
como “uma bomba armada contra os direitos dos trabalhadores”. Certamente deve
ele estar querendo deixar as coisas como estão ou as piorar, ainda mais, sacrificando
as já sofridas pequenas e médias empresas brasileiras, as quais proporcionam o
maior contingente de mão-de-obra do país, inclusive a do primeiro emprego, como
sói acontecer com as empresas de Contact Center.
O Exmo. Sr. Presidente da ANAMATRA deveria refletir
sobre as sábias palavras de Abraham Lincoln quando este afirmou, há mais de
duzentos anos atrás que “não ajudarás os assalariados, se arruinares aqueles
que os pagam”.
Seja como for, compreendemos bem a postura e a
visão distorcida do Presidente da ANAMATRA, cuja cultura é a da Justiça do
Trabalhador, como deveria ser chamada a Justiça do Trabalho no Brasil, da qual
é um alto servidor.
A
TUTELA DOS DIREITOS TRABALHISTAS
Como se pode ver, o que o PL teve foi justamente o
intuito de impedir restrições aos direitos trabalhistas, ao coibir, por
exemplo, que o prestador de serviços seja pessoa jurídica: a) cujo sócio ou
titular seja administrador ou equiparado da tomadora do serviço; b) cujos
titulares ou sócios guardem, cumulativamente, com a tomadora, relação de
pessoalidade, subordinação ou habitualidade; c) seus titulares que, nos últimos
24 meses tinham prestado serviços à tomadora, na qualidade de empregado, ou
não, ainda que os titulares ou sócios sejam aposentados.
OS
IMPACTOS POSITIVOS OU NEGATIVOS SOBRE AS ATIVIDADES DE CONTAC CENTER
Ao longo deste ensaio já nos referimos aos diversos
impactos que o PL em causa exercerá por sobre as atividades dos contact
centers, como terceirizadas que são.
Estes impactos devem ser vistos agora, porém, mais
especificamente, por dois diferentes prismas, a saber: o da tomadora dos
competentes e respectivos serviços e o da terceirizadora, prestadora destes
mesmos serviços.
O
QUE MUDA PARA A TOMADORA DOS SERVIÇOS TERCEIRIZADOS:
a) obrigação de a tomadora dos serviços de
fiscalizar se a Prestadora destes mesmos Serviços dos está seus cumprindo com
as obrigações trabalhistas e previdenciárias dos seus empregados; exigindo-lhe
comprovantes de pagamento dos salários, férias, vale transporte, vale refeição
e todas as outras verbas inerentes à relação empregatícia; b) necessidade de a
tomadora dos serviços comunicar à prestadora e ao Sindicato profissional da
classe do trabalhador a ocorrência de acidente profissional, quando a vítima
for trabalhador diretamente implicado no trabalho que estiver sendo executado;
c) conscientização da solidariedade de sua responsabilidade, em relação à
empresa terceirizada quando esta ainda que de modo subsidiário; não cumprir com
suas obrigações trabalhistas; d) faculdade de reter o pagamento da fatura
mensal da prestadora dos serviços, em valor proporcional ao não pago pela
terceirizada, aos seus funcionários, até que a situação se normalize.
“Observação: ponto polêmico que deverá sofrer restrição no Senado”.
A
PRESTADORA DOS SERVIÇOS
Há mais pontos positivos do que negativos para as
prestadoras de serviços, embora tenham estas que apresentar no contrato uma
espécie de contragarantia representada por caução em dinheiro; seguro garantia,
ou fiança bancária à tomadora do serviço, a qual será liberada mediante a
comprovação da quitação das obrigações trabalhistas e previdenciárias relativas
aos empregados que tenham participado dos serviços contratados (artigos 5º,
inciso VI, § 2°, itens I, II e III e 10° do PL).
CONCLUSÃO
Com tantos encargos atribuídos, por via de
transferência (subsidiariedade) da pessoa do terceirizado para a tomadora dos
serviços é justo esperar que as empresas tomadoras de serviços terceirizados
façam suas contas para saber o que lhes custaria menos terceirizar, sobretudo
as atividades-meio, ou exercê-las diretamente, elas próprias?
Se bem que, como vimos neste breve ensaio, a
terceirização não é só levada na devida consideração sob seus aspectos
econômico-financeiros, mas segundo o velho adágio popular “tiem toi a ton sujet”,
ou, no bom português brasileiro, “cada macaco no seu galho”.
É que, terceirizando, sobretudo, suas
atividades-meio, as empresas tomadoras podem dedicar todos os seus esforços e
toda a sua expertise no seu core business; levando-se, ainda em consideração, o
que vimos no início, quando citamos a fabricação de smartphones, aviões e
automóveis, bem como as atividades dos contact centers, oportunidade em que a
especialização leva à excelência.
Quanto aos detratores da terceirização e de seu
projeto, infelizmente a terceirização terá que ser feita a despeito deles, os
quais “ficaram falando sozinhos enquanto a caravana irá passando”, porque o
desafio de se influenciar hábitos e comportamentos, infelizmente, como dissemos
no início, vai muito além da mera transmissão de conhecimentos e apelo à razão,
como estamos procurando fazer neste breve ensaio, debatendo uma pauta
político-jurídica, sem a pretensão de havê-la esgotado.
*
Autor: Prof. Luiz Felizardo Barroso, advogado e professor doutor em Direito
Empresarial, Ph.D; membro do Fórum Permanente de Direito Empresarial da Escola
da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro e da Academia Fluminense de Letras
Presidente da COBRART – Gestão de Ativos e Participações Ltda. Conselheiro do
IBPDICC – Instituto Brasileiro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em
Crédito e Cobrança.
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