domingo, 30 de maio de 2010

Queda do euro é positiva para alguns e negativa para outros


Desde dezembro do ano passado, o euro caiu 15% em relação ao dólar. Agora, o glamour da moeda europeia passa por uma fase ruim. No entanto, para algumas empresas, a queda trouxe pontos positivos.

Enquanto os exportadores viam o constante crescimento da moeda como uma pesada cruz para carregar, agora eles estão felizes com o reforço nas exportações. A queda também é boa para o turismo, impulsionado em todo o continente.


Exportadores europeus, particularmente as grandes companhias de carro alemãs, trabalharam duro para aumentar a produtividade durante a época em que o euro estava forte. Agora, elas estão bem posicionadas para colher os frutos de sua boa gestão.


Algumas das grandes histórias de sucesso da Europa nos últimos anos têm sido impulsionadas pela supervalorização do euro, o que faz muitos acreditarem que a queda é altamente negativa. Há casos de empresas que usaram a força da moeda para comprar companhias no Reino Unido, nos Estados Unidos e na América Latina. Esses negócios foram bons, porque representaram baixo custo para os europeus. De acordo com Georg Tacke, executivo da “Simon-Kucher & Partners”, mesmo as empresas que estão desfrutando de lucros inesperados estão relutantes em tratar o declínio do euro como uma oportunidade para ganhar participação de mercado.
No entanto, para outros, a mudança realmente não traz bons resultados. É o caso das empresas “Procter & Gamble” e “Colgate-Palmolive”, que já estão sofrendo com a queda no consumo e nos preços das matérias-primas. Agora, elas terão que lidar com um dólar mais forte também.

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