domingo, 22 de maio de 2011

Dicas para construir conteúdo de qualidade para o Google




Nas últimas semanas, o pessoal que trabalha com SEO (otimização de conteúdo para ferramentas de busca) tem se preocupado e debatido bastante sobre as mudanças recentes que o Google vem promovendo em seu algoritmo, batizado de “Panda Update”.

A ideia básica do Google com essa atualização é penalizar os sites que produzem páginas apenas com o objetivo de atrair visitantes de forma orgânica para enchê-los de publicidade, os chamados “content farms”. Esses sites utilizam técnicas para produzir conteúdo barato e “driblar” o Google, como por exemplo copiar conteúdo de terceiros, fazer conteúdo de baixa qualidade e cheio de palavras-chave relevantes, etc.
Nesta semana o próprio Google fez um anúncio para esclarecer quais são os principais pontos que eles levam em consideração na hora de avaliar o conteúdo de uma página ou site. São perguntas bem diretas que servem de base para o algoritmo da ferramenta. Vamos a elas:
  • Você confiaria na informação apresentada neste artigo?
  • Esse artigo foi escrito por um expert ou entusiasta que conhece bem o assunto, ou é algo mais “raso”?
  • Esse site tem conteúdo duplicado ou redundante em tópicos iguais ou similares, apenas com pequenas variações nas palavras chave?
  • Você se sentiria confortável em deixar as informações do seu cartão de crédito no site?
  • Esse artigo tem erros relacionados a fatos, estilo ou gramática?
  • Os tópicos do site são criados a partir de um interesse genuíno dos leitores, ou o site está produzindo conteúdo apenas tentado adivinhar o que pode ter um bom ranking nas ferramentas de busca?
  • Esse artigo provê conteúdo, informações, relatório, pesquisa ou análise originais?
  • Essa página gera um valor substancial quando comparada a outras páginas nos resultados da busca?
  • Quanto de controle de qualidade é feito no conteúdo?
  • O artigo reflete os dois lados da história?
  • O site é reconhecido como uma autoridade no tópico?
  • O conteúdo é produzido ou terceirizado para um grande número de produtores, ou está espalhado em uma grande rede de sites, de forma que as páginas individuais não ganham muita atenção ou cuidado?
  • O artigo foi bem editado ou parece ter sido produzido de maneira desleixada?
  • Se fosse uma pesquisa relacionada a saúde, você confiaria na informação do site?
  • Você reconheceria esse site como uma autoridade quando mencionado pelo nome?
  • O artigo fornece uma descrição completa e clara sobre o tópico?
  • O artigo contém alguma análise ou informação interessante que vá além do óbvio?
  • Esse é o tipo de página que você colocaria no bookmark e compartilharia com um amigo?
  • O artigo tem um número excessivo de propagandas que distraem e interferem no conteúdo principal?
  • Você esperaria ver esse artigo em uma revista impressa, enciclopédia ou livro?
  • Os artigos são curtos, não-substanciais ou sem outras informações úteis?
  • As páginas são produzidas com cuidado e atenção para detalhes?
  • Os usuários reclamariam se vissem páginas deste site?

Conclusão
Depois de muito tempo sendo meio negligente, o Google começou a fazer movimentos significativos para penalizar o pessoal que tenta apenas encontrar atalhos para se posicionar melhor nos resultados das buscas. Técnicas de SEO – desde que bem feitas – continuarão sendo importantes para melhorar o desempenho do site, mas não acredite em técnicas ou ofertas de empresas que prometem grandes resultados no curto prazo. Além dessas “mágicas” terem a tendência de ser cada vez menos efetivas, dependendo do que é feito isto pode acabar sendo um tiro no pé.
Como empresa, pense que a melhor forma de não ter que se preocupar com isso é produzindo conteúdo original, informativo e de qualidade.

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