terça-feira, 2 de agosto de 2011

Destruindo a economia americana




Por Stephen Kanitz

Honestamente não estou acreditando no que estou vendo nos Estados Unidos.
Intelectuais ou "pilotos" estão derrubando o "avião" Estados Unidos.
Nenhum avião cai por um único problema. A economia americana era razoavelmente forte para aguentar a pior tempestade.
Mas quando os pilotos embicam, saia de baixo.
Começando pelo diagnóstico.
Erre no diagnóstico de uma doença séria, e você seguramente irá morrer.
Pelos remédios equivocados, sem falar do problema não tratado.
Peço aos meus leitores médicos para prestarem atenção.
Se o problema inicial foi o mercado imobiliário, todo médico iria se concentrar nele, e não nos efeitos colaterias como hipertensão, febre e depressão.
Mas o mercado imobiliário está largado, e piorando, óbvio.
O diagnóstico era que o SubPrime, empréstimos para os 20% mais pobres da população, que detêm 10% da renda, causaram o problema.
Só que metade destes pobres não compram casas, alugam, e portanto 10% de 10% é somente 1% da renda. Insuficiente para derrubar alguém.
Além do mais, pobre compra casa de US$ 60.000 e rico compra casa de US$ 600.000, ou seja 10% da população comprando casas que eram 1/10 do preço.
Vocês realmente acham que o Sub Prime era o grande problema? Mas basta dar um Google e ver como todo economista americano acha que sim.
Portanto, está na hora de olhar porque os ricos não estão comprando casas.
E não porque 1% não consegue pagar suas dívidas.
Por que os ricos não estão comprando casas?
Ricos nos Estados Unidos pagam 42% da sua renda em impostos, por isto incentivos fiscais para os ricos são sempre bem vindos pela direita.
O incentivo fiscal, que gerou esta crise toda, e que já escrevi n vezes neste blog, é a dedução dos juros hipotecários na compra de uma casa.
Fazendo os cálculos, com juros de 6%, 80% de uma casa de rico acaba sendo pago pelo governo, por isto o setor era considerado sem risco bancário, bastava pedir 20% de entrada.
Então, quando Bernanke, Prof. Emérito, o maior estudioso da Crise de 1929, reduziu os juros para 3%, quanto da casa será agora paga pelo governo?
Metade, ou seja, Bernanke dobrou o custo efetivo das casas para os ricos que consomem 40% das casas, e piorou o problema inicial.
O piloto vai matar o paciente? Vai.
Como economistas não ouvem ninguém a não ser médicos, descubram quem são os médicos do Bernanke, e expliquem tudo isto que dá para ser escrito logicamente numa única página.
Me aflige ver destruirem os Estados Unidos e não poder fazer absolutamente nada.

Nenhum comentário: