quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Juros do cheque especial são os mais altos em 12 anos




BRASÍLIA - Os juros do cheque especial bateram recorde em julho e são os mais altos nos últimos 12 anos. Quem ficou no vermelho no mês passado pagou de 188% ao ano. Só no mês passado, a alta dessa taxa foi de 3 pontos percentuais, segundo divulgou há pouco o Banco Central (BC).
- O juro do cheque especial reflete o perfil do tomador porque tem taxa diferenciada dentro da mesma instituição - diz o chefe do departamento econômico do Banco Central, Túlio Maciel ao explicar o motivo de uma alta tão grande sendo que a taxa básica de juros subiu 0,25 p.p. no último mês.
Já na média, ficou mais barato para as famílias tomarem crédito. A taxa caiu 0,4 p.p. para 45,7% a.a. mesmo com alta da taxa de inadimplência das pessoas físicas maior. O número de pessoas que não honraram seus compromissos subiu 0,2 p.p. e chegaram a 6,6%: a maior desde maio do ano passado.
Para as empresas, mesmo com a inadimplência estável, os financiamentos ficaram mais caros: alta de 0,6 p.p. para 31,4% a.a.
O volume geral de crédito no Brasil cresceu 1,1% no mês passado e chegou a R$ 1,8 trilhão que circula na economia. Entretanto, o ritmo de novas concessões de empréstimos caiu 5%. Para o BC, é comum registrar queda em julho. O motivo dessa queda o BC não soube explicar.

Nenhum comentário: