Fonte: www.dualtec.com.br
Ao dar referências para o usuário, a certificação na área de cloud cumputing está entre os maiores impulsionadores do seu crescimento. Encontrei uma boa exposição feita sobre esse assunto por Larry Walsh no ChannelNomics que me motivou a resumi-la neste post.
Ele observa que, cada vez mais nos deparamos com termos técnicos, tais como “virtual host”, “failover”, “elasticidade” e “utilização otimizada” que são frequentemente associados à computação em nuvem. Em paralelo, termos relacionados ao negócio, tais como “maior rentabilidade”, “flexibilidade” e “controle de custos” também são igualmente associados à nuvem.
Para perceber o verdadeiro significado e benefício de qualquer um dos termos é necessário um time técnico altamente especializado composto de profissionais em diversas verticais como infraestrutura, arquitetura, plataforma, etc. E aí, mesmo assim, poderemos ter problemas, pois, embora muitos profissionais de TI saibam muito sobre virtualização, arquitetura de data center, gestão, operações de rede e assim por diante, poucos sabem juntar todas as peças num modelo de governança e processos para a nuvem.
Nesse sentido, surgem algumas certificações e movimentos indo de encontro à necessidade, como a CompTIA Cloud Essentials™ que atesta a qualificação de profissionais de TI para operar de forma eficaz em um ambiente de nuvem, por usar uma linguagem apropriada e demonstrar uma compreensão dos conceitos chave e terminologia. A certificação fornece os fundamentos necessários para completar os programas de treinamento subsequentes de fornecedores de sistemas e softwares de nuvem.
Essa certificação é um dos primeiros credenciamentos que atestam o conhecimento técnico de computação em nuvem e um negócio profissional. A necessidade desse tipo de certificação é alta, pois os provedores de cloud estão cada vez mais construindo novas práticas e as organizações clientes exigem obter o máximo da nuvem.
Por quase um ano e meio, a CompTIA tem alimentado a ideia de criar uma certificação para a nuvem e trabalhado com membros de sua comunidade de cloud computing e fornecedores de cloud globais, como Cisco, Google, Hewlett-Packard, Microsoft e Rackspace, para identificar os elementos críticos técnicos e de negócios. A certificação propriamente dita foi desenvolvida em colaboração com a ITpreneurs, um fornecedor líder de soluções de desenvolvimento de competências para melhores práticas de TI.
Os fundamentos dessa certificação podem ser os primeiros de uma série de outras certificações que irão inaugurar uma nova era de qualificações e capacitação de serviços profissionais. Isso, sem dúvida, contribuirá muito para o desenvolvimento da computação em nuvem.
O texto “New cloud cert reflects growing need” pode ser lido na íntegra no ChannelNomics
Nenhum comentário:
Postar um comentário