Acredito que o termo Congresso vem sendo usado inadequadamente.
O termo Congresso, originário da língua latina, com o sentido de caminhar, é um encontro de indivíduos que se unem com um objetivo conjunto, o de enfocar certos tópicos, transmitir artigos ou textos especialmente preparados para esta ocasião, expor proposições ou realizar um intercâmbio de conhecimentos.
Esta congregação, normalmente solene e promovida regularmente quando se trata de uma reunião de pessoas que trabalham na mesma esfera profissional, é muitas vezes aproveitada para também solucionar teses dependentes de uma futura resolução. Estes encontros são executados por organizações ligadas a determinadas atividades.
No dia-a-dia são igualmente promovidos alguns congressos informais. Em contextos como a promoção de uma mercadoria em um evento. Acredito que isto está mais para uma feira ou amostra de produtos, onde se abre espaço para palestrear sobre os produtos mostrados.
Nossos "Congressos" estão perdidos entre uma e outra definição. Discute-se poucas idéias. Com palestrantes repetindo velhos conceitos tipo cobra mais quem chega primeiro, frase que ouço desde o primeiro dia que entrei em uma empresa de cobrança (1983). Um representante de um banco, falar de políticas de crédito e cobrança está apenas repetindo o Manual do Banco. Penso que está faltando ouvir mais empreendedores de Crédito (Como o João Leite no CMS de BH e a Leonora Mur no GoOn de SP), empreendedores de cobrança, empreendedores de Tenologia para o setor... promover debates entre os principais pensadores e formadores de opinião do mercado.... Enfim é apenas minha opinião pessoal, Menos feira, mais congresso...
Nenhum comentário:
Postar um comentário