sábado, 3 de outubro de 2015

De Cobrança à Empresa de Consultoria em renegociação de créditos morosos.Um processo de disruptura.

Peter Drucker alertou para o surgimento de tecnologias genuinamente novas a partir da segunda metade do século XX e sobre o grau de descontinuidade que estas novas tecnologias iriam propiciar. Ele questiona sobre o que precisamos tentar solucionar hoje para construir o futuro, numa era de descontinuidade. Eu diria que estamos vivendo a Era da disruptura. O autor apresenta a ideia de que " o verdadeiramente novo, via de regra, não satisfaz atuais exigências, cria novas expectativas , estabelece novos padrões, torna possível satisfazer novas necessidades"

Novas tecnologias requerem novos mercados que nem mesmo eram concebíveis antes que a nova tecnologia tivesse criado novas exigências." (DRUCKER, p 68, 1970 - sim 1970 !!!). 

Este é o ciclo da criação e da inovação. Esta disruptura está atingindo todos os mercados impulsionado pela internet e pela conectividade. Uber, Netflix entre outros já estão aí. A mudança de paradigmas ocorrerá mais rápido na concessão de crédito. Já temos modelos bem consolidados de analise para isto. 
Na cobrança a disruptura acontecerá com a redução dramática  do uso de PA de acionamento, em detrimento do  uso de outras ferramentas de contato.  Este movimento só terá sucesso apoiado fortemente por ferramentas de BI e Analytics. Cada vez mais, será necessário que a Empresa de Cobrança se torne expert em analisar sua carteira. Garimpar (Data Mining) dentro dela, aquilo que realmente tem valor. Novos mercados, ou mercados em transformação, precisam de novas tecnologias.  O uso de novas tecnologias implica em profissionais com capacidade de aprender e aplicar rapidamente - ou seja, treinamento, capacitação serão os alicerces dessa nova empresa de cobrança. O novo cobrador deverá ser antes de tudo um consultor em finanças pessoais, capaz de realizar acordos ++, aqueles em que  instituição financeira e cliente encontram a melhor solução.

O que precisamos solucionar hoje? Desenvolver boas soluções de Business Inteligense, Data Mining, CRMs de Cobrança e capacitar as equipes de cobrança/renegociação de forma permanente. 
A maior métrica a ser perseguida hoje por uma empresa de cobrança (Por que não Consultoria em Renegociação de créditos morosos?) deveria ser a de Capital Intelectual. Quanto maior for o capital intelectual de uma empresa, maior srá a capacidade dela  sobreviver e triunfar em situações adversas.
Luciano Basile
CEO de i-Coll Soluções Telemática | OMNI-COLL SOluções Integradas | Revista CollBusiness. 






Nenhum comentário: