As maiores empresas do Brasil estão cada vez mais móveis. Elas utilizam recursos combinados ou não nos dispositivos, como SMS, sites e aplicativos para se comunicar, interagir ou se relacionar com seus públicos. Essa é a conclusão do estudo A Presença Mobile das 500 Maiores Empresas do País, realizado pela Mowa, grupo especializado em soluções móveis e inovações tecnológicas.
De acordo com o levantamento, houve crescimento de 50% na utilização de dispositivos móveis nos negócios em comparação com 2010. "Identificamos um substancial aumento no uso da mobilidade. Ainda assim, a presença móvel nas 500 maiores [companhias] ainda é pequena. Apenas 7,5% das maiores empresas do País podem ser consideradas móveis".
Esse é um universo novo e as grandes empresas ainda não descobriram como utilizar esses canais. “É um segmento que crescerá muito no Brasil, na medida em que o mercado é educado em como extrair o melhor que esses canais oferecem”, pontua.
Telecom é grande usuária
A pesquisa avaliou que o setor com maior presença móvel continua sendo a indústria de telecomunicações: 33% das empresas do segmento possuem iniciativas nas três frentes avaliadas. São elas: se a companhia possui site produzido especialmente para ser acessado por um celular tipo smartphone; se tem pelo menos um aplicativo desenvolvido para celular; e se já realizou alguma ação corporativa utilizando SMS torpedo.
Em seguida, aparecem as áreas de diversos, com 25%, sistema financeiro/bancos, com 15%, transporte, com 11%, seguradoras, com 10%, autoindústria, com 8%, eletroeletrônico, com 6%, construção, com 4%, varejo, com 2% e indústria de bens de consumo, com 2%.
A pesquisa deste ano incluiu na avaliação o item Tablets para identificar se aplicativos foram desenvolvidos especialmente o dispositivo. Segundo o levantamento, apenas 13% das maiores empresas brasileiras têm um aplicativo específico para esse tipo de aparelho.
Por Redação da Computerworld
Nenhum comentário:
Postar um comentário