segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Cartão impulsiona inadimplência



Cartão impulsiona inadimplência
De cada dez consumidores com contas em atraso, quatro têm alguma fatura não liquidada no cartão de crédito. É o que revela estudo encomendado pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e pela CNDL (Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas) sobre o perfil e o planejamento das finanças pessoais do consumidor brasileiro.
O levantamento mostra ainda que, dos que têm dificuldades para honrar o pagamento do cartão, 82% afirmam que essas contas estão há mais de 90 dias atrasadas.
Na avaliação da economista do SPC Brasil Ana Paula Bastos, a modalidade trouxe conveniência e segurança porque viabiliza o poder imediato de compra, mesmo que o consumidor não disponha de dinheiro no momento do uso, mas é necessário aprender a usá-lo corretamente para evitar contratempos.
Ela cita que compreender os mecanismos de funcionamento do sistema de cobrança do cartão torna mais fácil utilizá-lo de maneira comedida, evitando sustos no recebimento da fatura e se precavendo para não ter o nome incluído em bancos de dados de proteção do crédito.
O comedimento não é fácil, segundo os especialistas. Há riscos de utilização desenfreada desse plástico principalmente em períodos como o fim do ano, em que o consumidor vai às compras de presentes de Natal, avalia o professor de Economia da USCS (Universidade Municipal de São Caetano) Marcos Antonio Biffi. "As administradoras colocam limites altos para a pessoa usar na hora que quiser e, assim, estimulam o consumo por impulso", observa.
Ainda pela pesquisa do SPC Brasil, grande parte (85%) dos consumidores com contas em atraso que pagam somente uma parte da fatura admite não ter conhecimento sobre a taxa de juros cobrada por esse tipo definanciamento.
JUROS - O problema de comprar parcelado com cartão de crédito e não pagar o valor total da fatura é ter de enfrentar as altas taxas. De acordo com últimos dados disponíveis de estudo da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade), referentes a novembro, a modalidade tem juros médios de 9,37% ao mês.
No entanto, descontada a anuidade, o custo do cartão de crédito pode ser zero, se o consumidor tiver condições de pagar a fatura com o valor integral e na data de vencimento. Enquanto 93% dos consumidores adimplentes conseguem pagar 100% do valor das faturas na data do vencimento, 24% dos inadimplentes optam pelo chamado "crédito rotativo", em que pagam o valor mínimo da parcela (em média corresponde a 20% do valor integral da fatura). A diferença restante é cobrada na fatura seguinte e assim sucessivamente, além de juros embutidos.
O SPC Brasil recomenda montar uma planilha de gastos para se ter uma noção de quanto se deve. Biffi, por sua vez, orienta que o consumidor deve buscar trocar a dívida cara, do cartão, por outras mais em conta. A taxa média de empréstimo pessoal dos bancos está hoje em 3,14% ao mês.

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